Participando de 2 foruns diferentes percebi que existe uma certa rivalidade entre os adeptos ao Scrum contra o PMI e dos adptos ao PMI contra o scrum. Acredito que toda esta rivalidade vem do fato de o PMI ter uma documentação mais extensa e mais ampla, difetente do Scrum que é bem menos documentado tendo como foco a entrega do projeto.

Tanto o Scrum quanto o PMI são metodologias e metodologias são ferramentas, o alvo é como fazer as duas ferramentas funcionarem em conjunto.

Sou estudante MBA em Gerente de Projetos PMI e utilizo o Scrum como ferramenta de controle com Sprints semanais, e gostaria de propor uma possibilidade de utilização conjunta das duas metodologias:

O Gerente Funcional ou outro Líder da equpe deve ser o responsável pelo papel de Scrum Master (SM) e sua tarefa principal é garantir que a equipe consiga atingir o objetivo do Sprint de forma organizada, ordenada e fique responsável também por atualizar o Scrum.

O Gerente de Projetos (GP) fica com a parte global do projeto onde o SM se reporta ao GP com o resultado dos Sprints para que o GP atualize a documentação e acompanhe o projeto, as lições aprendidas sejam documentadas e as contingencias sejam decididas. O GP fica também responsável por definir os objetivos do próximo Sprint para que o SM defina as tarefas do Sprint e faça o acompanhamento mais próximo à equipe.

O GP deve acompanhar o desenvolvimento da equipe de perto?
Na minha opinião ele não só pode como deve, o GP deve estar cada vez mais próximo da equipe. Aquele velho paradigma do Poder não funciona mais, hoje os gerente de projetos devem buscar cada vez mais Autoridade e cada vez menos Poder para que consigam atingir seu objetivo que é entregar um prejeto dentro do prazo, custo e tempo estipulados. Para quem quiser entender um pouco mais sobre a diferença entre Autoridade e o Poder indico que leiam o capitulo 1 do livro “o monge e o executivo” que explica muito bem a definição das duas palavras.

O GP pode fazer as duas tarefas?
Na minha opinião pode, mas a medida que sua equipe crescer e o número de projetos aumentar você será sobrecarregado.

Qual o objetivo de se implantar alguma metodologia de Projetos?
O objetivo é o objetivo comum de todas as empresas que é CUSTO – QUALIDADE – TEMPO. O projeto que for produzido no menor tempo, com a maior qualidade e com o menor custo, será o projeto de sucesso. Seja utilizando a metologia PMI, Scrum ou qualquer outra existente no mercado.

Abraços,

Rafael Theodoro

3 thoughts to “PMI x Scrum ou os dois juntos?

  • fabio

    “(…)Tanto o Scrum quanto o PMI são metodologias e metodologias são ferramentas(…)”

    pelo q eu saiba pmi (nem pmp, nem pmbok) não é metodologia não….

    Responder
  • Rafael

    Amigo, você está meio equivocado, este modelo que você propões basicamente já existe, no meu entendimento o GP que você menciona, seria o PRODUCT OWNER.

    E corrigindo, SCRUM é um FRAMEWORK e não uma METODOLOGIA, pesquise as diferenças.

    Outra coisa AUTORIDADE é uma palavra que está COMPLETAMENTE FORA DO SCRUM, SCRUM É COLABORAÇÃO NÃO TEM A FIGURA DE AUTORIDADE.

    Contudo são válidas suas idéias, abre as portas para discussões que podem gerar boas idéias.

    Responder
  • Britto

    Muito bem considerado pelo Rafael os pontos entre a PMI e o SCRUM, diferenças que caracterizam o comportamento da equipe.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.