Neste Artigo irei falar um pouco sobre as formas de pagamento mais utilizadas em comércios eletrônicos. Com este material será fácil responder a perguntas como “Vou abrir minha Loja Virtual, mas como meu cliente vai pagar?”, “De que forma irei receber?”, “Qual a melhor forma de pagamento pela internet?”, entre outras diversas perguntas que surgem na hora de escolher o caminho a se seguir.
Em 1° Lugar na escolha dos usuários vem o Cartão de Crédito.
Representando a grande maioria das vendas para usuários finais pela internet com cerca de 70% vem os famosos cartões de crédito oferecendo facilidade, agilidade e parcelamento.
A loja virtual precisa arcar com uma taxa de 3,5% à 5% sobre o valor de cada venda de acordo com a bandeira ou negociação com a operadora do cartão. Na hora do recebimento a espera é em média de até 30 dias após a data da venda, havendo também a possibilidade de receber adiantado da operadora da bandeira pagando uma taxa um pouco maior.

Em 2° Lugar vem o Boleto Bancário
Uma forma muito utilizada pelos usuários que compra pela internet, oferecendo descontos a loja pode atrair o cliente para está forma de pagamento que possui um recebimento mais ágil.

A loja virtual precisa arcar com um custo em média de R$ 3,00 reais por boleto gerado e o recebimento ocorre em até 48 horas após o pagamento do boleto.

Um grande problema com esta forma de pagamento e que cerca de 50% das vendas sofrem desistência por parte do cliente antes de seu pagamento, com isso seu estoque fica preso até a data de vencimento do boleto ou um contato do cliente informado a desistência na compra.

Em 3° Lugar vem o Depósito Bancário e a Transferência On-line

Muito utilizado por empresas por diversos motivos ou restrições internas, entre eles de geralmente o comprador não possuir em mãos o cartão corporativo da empresa ou a própria rotina de compras da empresa.
Já para os usuários finais o principal motivo para escolha desta forma de pagamento é por receio de informar os dados do cartão na internet, esta forma de pagamento e muito utilizado por clientes com este perfil. Quase sempre as transferências ou depósitos são feitos logo após a compra.

A loja virtual pode oferecer um desconto maior por não haver taxa para essa transação, diminuindo assim o preço do produto e se destacando frente aos concorrentes.

Espero ter esclarecido como ocorrem as formas de pagamento pela internet e ter ajudado na escolhas na escolha de formas de pagamentos da sua loja virtual. Em um próximo Post me aprofundarei um pouco mais nas empresas que fornecem serviço de Gateway de pagamento para mediar essas transações entre o site a operadora do cartão.

Um Abraço e Até o Próximo Post.
RAFAEL THEODORO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.