O que é Scrum?
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.

Pessoas Envolvidas no Scrum e suas funções:


Product Owner

O Product Owner é a pessoa que define os itens que compõem o Product Backlog e os prioriza nas Sprint Planning Meetings.


Scrum Master

O Scrum Master é o colaborador responsável por garantir que as regras do Scrum sejam mantidas e também assegurar que o Scrum Team não se comprometa mais do que pode cumprir durante o Sprint e que as Tasks sejam entregues dentro do Sprint.


Scrum Team

O Scrum Team nada mais é do que a equipe de colaboradores envolvidos no Scrum.

Passos e definições das etapas do Scrum:


Product BackLog

O Product BackLog é o local onde serão alocadas as funcionalidades a serem implementadas nos projetos. O Product Owner deve manter atualizado o Product BackLog, adicionando todas as funcionalidades que deseja que seja implementada. Caso ele não possa adicioná-lo naquele momento pode solicitar ao Scrum Master que adicione naquele momento.

Sprints

O Sprint é o ciclo dos projetos, que podem ser semanais, mensais, anuais ou qualquer outro de acordo com o tamanho e necessidades dos projetos abordados. Estes Ciclos são chamados de Sprints.

Sprint Planning Meeting

O Sprint Planning Meeting é uma reunião de planejamento que ocorre no início de cada Sprint. Nesta reunião devem estar presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Scrum Team, bem como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente.

Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner apresenta quais as funcionalidades do Product BackLog tem maior prioridade para o Scrum Team. O Scrum Team faz perguntas durante esta reunião fim de serem capazes de quebrar estas funcionalidades em pequenas tarefas que iremos chamar de Task’s. Logo após a reunião estas Task’s devem ser descritas separadamente em Post-its ou em pequenos papeis a serem colados na área de Sprint Back Log.


Sprint BackLog

O Sprint Backlog é a Lista de Task’s que o Scrum Team se compromete a desenvolver durante o Sprint. Estas task’s são originadas do Product Back Log e definidas no Sprint Planning Meeting.

Durante um Sprint, o Scrum Master tem a função de manter o Sprint Backlog atualizado a fim de monitorar se o Scrum Team se encontra dentro do Sprint. Uma estimativa diária deve ser feita a fim de apresentá-lo no Sprint Burndown Chart, que é um gráfico que tem a função de apresentar ao Scrum Master e ao Scrum Team se eles se encontram dentro do Sprint ou se há algum atraso ou problema que precise ser identificado e/ou sanado.

Neste Meeting o Scrum Team deve se comprometer a entregar as Task’s dentro do  Sprint e o Product Owner  deve se comprometer a não adicionar novas task’s para o Scrum Team durante este Sprint. Caso haja necessidade de novas Task’s a equipe permanece focada nas Task’s a qual se comprometeu e estas novas Task’s devem ser adicionadas no próximo Sprint ou caso todas as tarefas sejam entregas antes do final do Sprint, elas podem ser adicionadas na da lista do Sprint BackLog se o Scrum Team estiver de acordo.


Daily Scrum

O Daily Scrum são as reuniões diárias normalmente feitas pela manhã com o objetivo de discutir as ocorrências e Task’s executadas no dia anterior a fim sanar ou identificar possíveis pendências ou problemas.


Sprint Review Meeting

O Sprint Review Meeting é a reunião feita o final de cada Sprint. Nela devem estar presentes o Product Owner, o Scrum Team, o Scrum Master. O Scrum Team deve demonstrar aos demais integrantes as suas Task’s finalizadas. Ao final da apresentação de todas as Tasks por todos os colaboradores do Scrum Team é feito o Sprint Retrospective.


Sprint Retrospective

O Sprint Retrospective ocorre logo após o Sprint Review Meeting e é onde todos os colaboradores do Scrum devem apresentar quais foram às dificuldades e/ou facilidades encontradas durantes o Sprint, a fim de apresentar e utilizar todo esse conhecimento ganho durante o Sprint para toda a equipe e para que em próximos Sprint’s estas informações possam ser utilizadas na resolução de problemas ou tomadas de decisões futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.